Desafios e soluções na compra de autopeças

Escolher quais peças comprar e em que quantidade sempre foi um desafio para os compradores do mercado de reposição automotiva, agravado pela variedade de aplicações e marcas e pelas mudanças na frota.
Contudo, com o avanço na padronização de produtos, catálogos inteligentes e novas tecnologias, é possível prever melhor as demandas.
Um estudo recente feito pela Fraga Inteligência Automotiva destaca o impacto da diversificação da frota no dia a dia dos compradores e identifica estratégias para mitigar riscos de compra desalinhada e de falta de produtos.
Impacto da pulverização da frota no estoque
Em 1994, 55% da frota brasileira era composta por apenas 10 modelos, enquanto os veículos menos populares, a “cauda longa,” representavam 15% dos negócios. Isso favorecia empresas focadas em produtos de alto giro, permitindo que capturassem 85% do potencial de mercado de reposição.
Com a crescente diversidade de marcas e modelos, a “cauda longa” agora representa 43% dos negócios em autopeças, aumentando a necessidade de capital de giro. Dessa forma, a partir de nossa pesquisa feita em São Paulo, observamos que distribuidores médios mantêm estoques de R$26 milhões.
Nossa previsão é de que, até 2030, as empresas precisem expandir seus estoques em 11,09%, ajustados pela inflação, para acompanhar a demanda e garantir competitividade no mercado.
Estratégias para uma compra inteligente
Para lidar com esse cenário, sugerimos algumas práticas que podem tornar a tomada de decisão mais assertiva:
- Catálogos padronizados – Facilita a identificação de veículos sem cobertura de produtos.
- Bases de dados de frota circulante – Tecnologias como as da Fraga combinam dados de frota para identificar oportunidades.
- Cobertura de linha – Monitore produtos de alta rotatividade para abastecimento eficiente.
- Atualização constante – Acompanhe lançamentos para antecipar tendências do setor.
- Equipe de análise de mercado – Analistas ajudam a transformar dados em ações estratégicas.
Diante de um mercado dinâmico, a integração de tecnologias e dados é crucial para transformar desafios em oportunidades e garantir a competitividade. Sendo assim, adaptar-se às mudanças da frota e à complexidade do mercado é essencial.
Na Fraga, estamos prontos para ajudar você a transformar dados em resultados. Oferecemos soluções inovadoras, como nossos catálogos padronizados e análises de mercado, que permitem uma gestão de estoque mais eficiente e decisões de compra mais assertivas.
Não deixe que a complexidade do mercado impeça seu crescimento. Entre em contato conosco e descubra como nossos serviços podem impulsionar o seu negócio!
Em alta
- All
- 2024
- Aftermarket
- Automotivo
- FIPE
- Fraga
- GM
- GM 100 anos
- Gestão de produtos
- autopeças
- brasil
- byd
- caminhões
- capacitação
- carros eletricos
- carros hibridos
- chevrolet
- colaboradores
- comercial
- comunicação
- edgar fraga
- endomarketing
- estrategia de vendas
- estrategias
- fenatran
- fraga inteligência automotiva
- frota
- frota circulante
- general motors
- inteligência de mercado
- jaguar
- jaguar logo
- logotipo
- maiores e melhores
- maiores e melhores da distribuição de autopeças
- memorias aftermarket
- mentorias
- mercado automotivo
- modernização
- mudança jaguar
- nhm hub
- novembro azul
- novo meio
- novo varejo
- onix
- preço FIPE
- programa reconhecimento
- rebrand
- reconhecimento
- reposição
- reposição automotiva
- s10
- skf
- skf awards
- tracker
- treinamentos
- veiculos eletricos
- vendas