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Jaguar: Um salto na reinvenção ou um passo em falso?

Jaguar apresenta novo logotipo e identidade da marca. Em um mundo de constantes mudanças, nos adaptar às tendências é essencial para continuar em destaque. No cenário automotivo, a crescente onda de veículos elétricos traz à tona a necessidade de atualização. Assim, muitas montadoras estão ajustando seus portfólios e mudando suas formas de comunicação para atrair […]
Marcelle Fernandes22 de novembro de 2024 2 minutos

Jaguar apresenta novo logotipo e identidade da marca.

Em um mundo de constantes mudanças, nos adaptar às tendências é essencial para continuar em destaque.

No cenário automotivo, a crescente onda de veículos elétricos traz à tona a necessidade de atualização. Assim, muitas montadoras estão ajustando seus portfólios e mudando suas formas de comunicação para atrair um público mais conectado à sustentabilidade.

Mas, em um cenário de tantas mudanças e modernização extrema, vale tudo para alcançarmos esse posicionamento futurista? 

O novo posicionamento da Jaguar

Adotando uma nova forma de comunicação, a Jaguar anunciou o seu rebrand. Agora, com um logotipo minimalista, a marca busca se conectar com as novas gerações. 

O apelo pelo design futurístico, alinhado à necessidade de acompanhar as novas tendências, levou a Jaguar a repensar sua identidade.

A decisão da Jaguar de adotar um logotipo minimalista acompanha uma tendência global de simplificação de marcas. Essa abordagem é amplamente adotada por empresas que desejam destacar valores de modernidade, eficiência e conexão com as novas gerações.

No entanto, ao mudar para um design mais enxuto, marcas icônicas como a Jaguar enfrentam o desafio de equilibrar essa inovação com o reconhecimento de sua história.

Antes e depois: logo Jaguar
Antes e depois: logo Jaguar

 

Uma nova era de veículos elétricos

Assim como muitas montadoras vêm atualizando seu portfólio e incluindo veículos eletrificados, a Jaguar não é diferente.

A onda dos veículos elétricos invadiu as pautas das montadoras, que estão correndo para continuar competitivas entre as demais marcas de eletrificados.

 


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Nesse contexto, a Jaguar prometeu um grande lançamento para 2 de dezembro deste ano. Assim, podemos esperar um novo modelo, 100% elétrico, que será ponte de conceito para a marca explicar esse novo momento.

Utilizando da ideia do Copy Nothing (em tradução literal: cópia de nada), a Jaguar promete se reiventar e trazer um portfólio de novos produtos totalmente inovador.

Segundo Sir William Lyons, fundador da Jaguar, a visão da marca será guiada pela filosofia da originalidade, construida ao redor do modernismo exuberante, pois um Jaguar não deveria ser cópia de nada.

Desse modo, a estratégia ousada divide opiniões e traz preocupações ao público da marca, que apresenta questionamentos a respeito da mudança repentina e abandono da essência da Jaguar.

O legado que anda junto com o futuro

O desafio da modernização e atualização para novas tecnologias não é exclusivo do caso Jaguar. Outras montadoras já tiveram êxito em mudanças semelhantes.

Assim, podemos citar a entrada da Porsche para o mundo dos eletrificados. A montadora, sinônimo de luxo, velocidade e design esportivo, trouxe seu primeiro elétrico para as ruas: O modelo Taycan.

Porsche Taycan, 2019
Porsche Taycan, 2019

Dessa forma, o nome Taycan, que significa “alma de um jovem cavalo vigoroso” em turco, reflete a conexão entre o legado da empresa, simbolizado pelo cavalo no logotipo, e sua visão para o futuro da mobilidade elétrica. 

Estratégias que valorizam o legado, ao mesmo tempo que introduzem novos elementos alinhados ao mercado atual, ajudam a manter a fidelidade dos clientes enquanto atraem novos públicos.

 

Uma nova era e oportunidades

Com o rebranding da Jaguar, uma nova era começa, trazendo mudanças ambiciosas que prometem moldar o futuro da marca. 

Agora, resta aguardarmos como essas transformações serão traduzidas em ações concretas e produtos que dialoguem com o mercado e com a base de fãs da Jaguar.

De fato, o caminho para um portfólio totalmente elétrico e uma identidade mais minimalista não é apenas um desafio, mas também uma oportunidade. 

Assim, os próximos passos da Jaguar definirão como ela consolidará sua posição em um setor tão competitivo, conciliando inovação com a riqueza de seu legado. 

O mercado está de olho e os consumidores, atentos. É um momento de reinvenção, mas também de reafirmação do que faz a Jaguar ser única.


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